no meio deste período um tanto quanto turbulento, te convido a abastecer o tanque do Delorean para fazermos uma viagem no tempo, de volta para o futuro!
Você vai descobrir como será o mundo onde o Bitcoin é a principal moeda.
Não existem mais bancos, afinal para que banco se você é o dono do seu dinheiro e guarda ele no Blockchain? É engraçado as pessoas acreditarem hoje em dia que dinheiro de verdade é o que está no extrato bancário e chamarem Bitcoin de dinheiro virtual. Os bancos limitam os saques e movimentações do SEU dinheiro, que você paga para eles tomarem conta. Se todos os correntistas solicitarem saques num mesmo dia os bancos não tem como honrar estes saques.
Já os Bitcoins que você tem no Blockchain são seus de verdade e você pode sacar ou movimentar à vontade, sem nenhuma restrição.
Mas antes de continuarmos vale uma pausa para uma explicação técnica.
Você deve ter reparado que escrevi que os Bitcoins estão no Blockchain, e esta é a verdade. O Blockchain é um grande livro caixa, que registra as entradas e saídas (créditos e débitos) de Bitcoin da sua conta, que vamos considerar que é o conjunto formado pela sua Private Key (chave privada), sua Public Key (chave pública) e o Address (endereço). Na sua Wallet (carteira), onde você acha que estão armazenados os seus Bitcoins, na verdade contém estas 3 informações (Private e Public Keys e Address) e faz a interface com o Blockchain, onde coleta as suas transações (créditos e débitos) e calcula o seu saldo de Bitcoin.
um amigo falou uma vez: não deveria chamar wallet (carteira) e sim key ring (chaveiro), pois você não guarda suas moedas e sim suas chaves!
Voltando à nossa viagem no tempo, no futuro utilizar o Bitcoin vai ser praticamente igual ao que você faz hoje com seu banco.
Eu não sei você, mas eu quase não tenho dinheiro “de verdade” (notas e moedas) na minha carteira de couro. Quase todos meus pagamentos ou transferências de dinheiro são realizadas através dos aplicativos do banco, ou de aplicativos como PicPay ou PayPal, ou ainda através de cartões de plásticos, sejam de crédito ou débito.
Você ainda não tem PicPay? Este é um excelente aplicativo para pagar, de forma simples e rápida, amigos, boletos, recarregar o celular, Steam e muito mais. Crie sua conta com meu código, DFNF, e ganhe de volta os primeiros R$10 que você gastar usando seu cartão de crédito. Baixe agora!
Por sinal, Visa e Mastercard também não existem mais no futuro.
Porque seria necessário um intermediário para você pagar por uma compra? Os cartões de plástico estão em vias de extinção sendo aos poucos substituídos pelo celular.
E é assim que vai funcionar no futuro: você vai ter uma aplicativo no seu celular, que é a sua wallet, sincronizada com o Blockchain do Bitcoin, onde está registrado quanto de dinheiro você tem. Esta wallet gera endereços aleatórios que você vai utilizar para fazer as transações sem expor a sua Public Key, afinal se isto ocorresse, qualquer pessoa poderia consultar no Blockchain quanto de dinheiro você tem.
Para pagar pelo produto que você escolheu, você simplesmente vai ler (escanear) o QR Code gerado pela loja, que vai conter o Endereço da loja e o valor da compra. Você vai confirmar o valor e autorizar a transação, seja pela leitura da sua retina, ou da impressão digital ou pela velha e boa senha. Em algumas lojas menos modernas, o QR Code vai conter apenas o Endereço e você terá que inserir o valor da transação manualmente. Para transferir um dinheiro para outra pessoa vai funcionar da mesma forma.
Em poucos segundos a loja vai poder verificar no seu sistema a confirmação da transação. A Lighting Network vai garantir que a transação seja confirmada o mais rápido possível sem a necessidade de aguardar o término dos registros formais no Blockchain.
Se você está achando que estamos muitos distantes desta realidade é melhor rever seus conceitos. O aplicativo Jaxx , que por sinal é uma das wallets que eu utilizo, já tem todas estas funções de geração e leitura de QR Codes para execução das transações, além da geração de novos Endereços de tempos em tempos para manutenção da sua privacidade. A Lighting Network ainda está engatinhando mas cresce a numa velocidade espantosa.
O que você está achando do futuro? Espere que ainda não te contei a melhor parte.
Os preços dos produtos e serviços serão 10% a 20% mais baratos que hoje! Os bancos e os cartões de crédito são hoje empresas SUPER lucrativas. O Itaú, por exemplo é hoje a maior empresa do Brasil, e o Bradesco a terceira. O dinheiro que os bancos e as operadoras de cartão de crédito ganham são os custos das transações que de uma forma ou de outra estão embutidos nos preços das mercadorias. Manutenção de conta corrente, taxa para emissão de boletos, taxa de transferência, aluguel de maquina de cartão, taxa de transação da máquina, anuidade do cartão de crédito, e por aí vai, são todos custos existentes deste sistema que vai desaparecer.
E se hoje pessoas mais pobres não têm acesso aos bancos ou cartão de crédito, no futuro todas as pessoas terão um celular e acesso a internet (que vai ser gratuito e universal) e também vão ter suas próprias wallets, onde vão receber seu salário e usar para suas compras.
E aí, o que você achou do futuro?
(texto originalmente publicado em 01/06/2018)
(texto originalmente publicado em 01/06/2018)
Nenhum comentário:
Postar um comentário